O documentário Happy sobre Felicidade Genuína, produzido e dirigido pelo americano Roko Belic, indicado ao Oscar pelo documentário Genghis Azuis (1999), é incrível e explora a felicidade humana através de entrevistas com pessoas de todas as esferas da vida em 14 países diferentes, tecendo as novas descobertas da psicologia positiva e fala sobre como a felicidade pode ser conquistada se focarmos em fatores internos (crescimento pessoal, relacionamentos interpessoais e desejo de ajudar) e não em fatores externos (dinheiro, beleza e status).
O diretor foi inspirado para criar o filme após ler um artigo do The New York Times intitulado "A new measure of well-being from a happy little kingdom." Desde então, Belic passou alguns anos entrevistando psicólogos defensores da felicidade, pessoas de diferentes situações econômicas, sociais e culturais e então surgiu Happy, que reflete perguntas e ações que cada vez mais podemos e devemos fazer se quisermos uma vida mais satisfatória. Nos faz pensar e repensar se o caminho que buscamos e estamos seguindo está realmente alinhado com nosso coração.
Além disso, de acordo com o filme, 50% da felicidade tem origem genética, status/dinheiro/local onde vive correspondem apenas a 10% e 40% da felicidade dependem de atividades intencionais que cada pessoa escolhe.
Eu estou fazendo escolhas baseadas no que me faz feliz ou estou só querendo me inserir socialmente num contexto já pré-estabelecido ?
Abaixo, segue a lista dos especialistas entrevistados e serve como referência para explicar as ideias do filme:
- The How of Happiness - Sonja Lyubomirsky
- Happiness: Unlocking the Mysteries of Psychological Wealth - Ed and Robert Diener
- Satisfaction - Gregory Berns
- Flow - Mihaly Csikszentmihalyi
- Stumbling on Happiness - Daniel Gilbert
- The Essence of Happiness - Sua Santidade o Dalai Lama
- The Emotional Life of Your Brain - Richard Davidson
- Happiness: A Guide to Developing Life’s Most Important Skill - Matthieu Riccard
- The Attention Revolution: Unlocking the Power of the Focused Mind e Genuine Happiness: Meditation as the Path to Fulfillment - Alan Wallace
Nenhum comentário:
Postar um comentário