terça-feira, 14 de agosto de 2012

Yayoi Kusama

Yayoi Kusama, conhecida também como “A Princesa das Bolinhas”, é uma das artistas vivas mais proeminentes do Japão. Yayoi está fazendo um grande retorno à cena das artes de vanguarda. Seu extenso trabalho abrange de tudo: instalações em grande escala, pinturas, filmes, moda e até “happenings” de nus com temática de bolinhas em Nova York nos anos 60. Hoje, aos 83 anos, Kusama continua pelo mesmo caminho obsessivo em que atuou através de toda sua longa carreira como artista. Mais conhecidas por sua repetição rítmica e detalhamento neurótico, as obras de Kusama são uma reflexão da poderosa maneira alucinatória como ela vê o mundo. Quando criança, Kusama conta que, já era acometida por alucinações e sérios pensamentos obsessivos. Ela lembra uma ocasião em que estava olhando para uma toalha de mesa com estampas vermelhas e quando olhou em volta, toda a sala estava coberta com as mesmas estampas da toalha – o chão, as paredes e o teto. Logo ela percebeu que até seu corpo estava coberto pela estampa. Ela sentiu como se estivesse desaparecendo. Imagens como essa moldaram o trabalho da artista, nos dando uma amostra do mundo que só ela pode ver.
Ultimamente, Yayoi Kusama e suas prolíficas bolinhas estão pipocando por toda parte em Nova York. O frenesi Kusama pode ser visto em todo seu esplendor no Museu Whitney, onde acontece atualmente uma retrospectiva da artista


Recentemente a artista colaborou com Marc Jacobs numa linha de produtos para a Louis Vuitton que inclui vestidos, roupas de banho, bolsas, jóias e óculos de sol. A Louis Vuitton garante que vem mais lançamentos por aí, a coleção não vai abordar somente as bolas, mas os outros estilos do trabalho de Kusama também.














   


Nenhum comentário:

Postar um comentário