quinta-feira, 21 de junho de 2012

"Livre é o estado daquele que tem liberdade. Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e não há ninguém que entenda." 

do curta "Ilha das Flores" de Jorge Furtado.

Creative Indeed: Grace Coddington.


Obcecada por moda desde novinha, Coddington ficava aguardando as edições da Vogue chegarem na banca de sua pequena cidade no País de Gales, ela já era apaixonada pelas fotos. Quando um concurso da Vogue a descobriu e ela virou capa com apenas 17 anos, mas infelizmente um trágico acidente deixa a pálpebra de Grace desconfigurada o que a submete a muitas cirurgias e a impossibilita de continuar modelando. Mas logo é chamada para trabalhar na Vogue Britânica como assistente, por lá fica 19 anos, quando em 1988 é chamada para trabalhar na Vogue EUA, assumindo o cargo de Diretora de Criação em 1995.
Extremamente leal a Vogue, Coddington chegou a recusar o cargo de editora chefe da Harper’s Bazaar, para dar continuidade em seu incrível trabalho na revista. Responsável por apresentar Calvin Klein aos britânicos e Naomi Campbell aos americanos, Anna Wintour a descreve como “crown jewel” (jóia da coroa).
Mas é em 2009 que Grace ficou mais conhecida ao público, após o lançamento do documentário "The September Issue" (incrível), que mostra todo o trabalho realizado por trás da edição de setembro do ano de 2007 da Vogue. Foi quando percebi que existem mais pessoas além de Anna Wintour comandando a famosa revista, e que Grace tem uma participação crucial em cada edição. Grace, ao meu ponto de vista, é uma visionária. Sua capacidade criativa em alocar tudo perfeitamente em uma foto, é incrível. Seu processo de criação envolve toda a parte de cenários, peças presentes, pessoas, a composição como um todo. Toda a parte de estilo fica por sua conta, e não estou falando das roupas, mas do ambiente completo que venha a engrandecer as coleções. Grace é incrível! E toda vez que pego uma Vogue Americana nas mãos ou que busco coisas a respeito de seu trabalho fico impressionada com tamanho talento. Sou fã.












terça-feira, 19 de junho de 2012